METEORITOS

Tektitos (tectitos)

    A palavra tektito ou tectito provém do grego: tektos (construir). O sufixo "ito" refere-se à pedra. Os tektitos não são meteoritos, alguns levantaram hipóteses sobre a origem deles. Uma das hipóteses é que estes seriam fragmentos lunares de muitos milhões de anos, outros acreditam que eles são rochas que surgiram de processos vulcânicos intensos na Terra. Mas a explicação mais aceita é que os tektitos são rochas da Terra impactados pela queda de gigantescos meteoritos. O calor do meteorito e o impacto de proporções imensas causa alterações físicas e químicas nas rochas que compõem o solo onde o meteorito caiu. 
    Os tektitos são materiais vítreos, isso nos diz que seus componentes sofreram recristalizações e cristalizações sob altas temperaturas e pressão e na presença de gases, visto que estes apresentam vesículas e bolhas elipsóides que abrigavam o gás. Estes podem ser tektosilicatos, isto é, quartzos polimorfos, além de outros tipos de cristais vitrificados, ou são componentes arenosos que sofreram vitrificação e adquiriram aspecto de coloração escura e uma superfície relativamente polida, lembrando um pedaço de vidro artificial.
    A comprovação científica da origem e formação dos tectitos aconteceu quando encontraram tectitos em volta de uma gigantesca cratera de impacto meteórico, ou astroblema. Isso confirma a hipótese de que os tectitos são rochas terrestres que sofreram modificações na queda de um meteorito e foram lançadas a milhares de quilômetros além do local de impacto.
    A análise da composição química dos tectitos mostrou que estes contém ferro de origem meteórica, além de cristais que só os meteoritos possuem. O teor de dióxido de silício e minerais de magnésio é alto. Existem, basicamente, 6 tipos de tectitos conhecidos:

-MOLDAVITAS: Os moldavitas são tectocristais, isto é, cristais terrestres que sofreram processo de vitrificação.

                          TEKTITO MOLDAVITA, CUBO=1cm de aresta

 
                                         TEKTITO MOLDAVITA

-AUSTRALITOS: São tektitos que foram encontrados na Austrália, estes são escuros e polidos. Provavelmente eram matéria sedimentar ou ígnea extrusiva que sofreu modificações no impacto de um meteorito grande.

                                     TEKTITOS AUSTRALITOS

-INDOCHINITOS: Encontrados na China e no Vietnã, estes são semelhantes aos australitos (na verdade, excetuando os moldavitas, todos os outros 5 tipos de tectitos são iguais, visualmente, mas de composições químicas divergentes).

                                      TEKTITOS INDOCHINITOS

-TAILANDITOS: São semelhantes aos australitos e aos indochinitos, foram encontrados na Tailândia. 
OBS.: Nem sempre um indochinito ou australito ou indochinito podem se divergir entre si com respeito à composição química. Eles podem ser iguais em todos os aspectos, mas, mesmo assim, o que vai mudar é o local onde foram encontrados.

       TEKTITO TAILANDITO, OBSERVE AS VESÍCULAS OU BOLHAS E O ASPECTO VÍTREO POLIDO

-IRGUIZITOS: os irguizitos foram encontrados no Cazaquistão, são muito raros.
-BELLITONITAS: Semelhante aos irguizitos, são raros. Foram encontrados na Malásia.